Depoimentos

Chefs

Flávia Quaresma – “Na Coupe du Monde de la Patisseriê é muito importante o aspecto visual da confeitaria, mas sem esquecer do sabor. É uma honra ter três brasileiros na final do concurso, em Lyon. É muito legal também ver que a confeitaria brasileira está caminhando a passos largos. O nível técnico dos competidores está muito bom.”

Onildo Rocha – “O Sirha é uma oportunidade bacana que os novos talentos da gastronomia brasileira precisam aproveitar. O Bocuse d’Or oferece oportunidades para todas as regiões do país e mostra a diversidade do concurso aqui no Brasil. Achei a feira tambem muito legal, é alto o nivel dos expositores e dos produtos aqui. Acho o Sirha Rio muito importante para o nosso segmento e a edição brasileira do evento está sendo excelente, ainda mais com o padrão que a Fagga impõe aqui no Brasil.”

Marcelo Schambeck – “Esse é meu primeiro ano no evento, a convite do Thomas Troisgros. Nunca participei de um concurso tão importante como o Bocuse d’Or e estou achando muito legal poder dividir esse momento com pessoas do meio e amigos da gastronomia aqui. Acredito que o concurdo dá uma valorizada na nossa profissão, pois exige dos concorrentes técnica, apresentação e sabor, elevando o nível da cozinha entre os jovens. O mais legal é que eles usam produtos brasileiros e valorizam muito a nossa cozinha.”

Frederico Samora (mestre gelatiere da Carpigiani) – “Os donos de restaurante e gelaterias deveriam investir mais nos sabores de gelatos. A sobremesa pode representar ate 30% do faturamento do restaurante. Investir na sobremesa incentiva também a profissão do mestre gelatiere e do confeiteiro. O gelato é bom no calor, muito pedido no verão, e no inverno também é muito saboroso quando servido com uma sobremesa quente.”

Expositores

Brasucos (Bruna de Alencar Bezerra, representantes)
“Fomos convidados pelo Sebrae e viemos do Piauí para cá só para partircipar do Sirha. Estamos no mercado desde 2013 e ainda não chegamos ao Rio. Nosso produto é a Cajuína, um suco de caju clarificado 100% natural, muito famoso em nossa região – fomos reconhecidos como Patrimonio Historico Cultural Brasileiro pelo Iphan. Nossa intenção aqui é divulgar o produto e alinhar novas parcerias e vendas aqui no RJ.”

Multidiesel (Patrícia Osório, assistente de vendas)
“Achamos o evento muito legal, direcionado mesmo para o mercado de gastronomia, empresários, chefs, estudantes. Eles talvez ainda não tenham pensado em usar geradores em seus empreendimentos para poupar energia e é por isso que estamos aqui. Vimos no Sirha uma boa oportunidade para divulgar novos produtos, muitos estudantes e chefs já nos visitaram aqui no estande. O mais legal é que os nossos colegas, os expositores, tambem são possíveis clientes. Tive um resultado muito bom visitando os outros estandes. Achei o Riocentro o lugar ideal para o evento acontecer.”

Flash Rio (Luiz Fernando Nunes, representante) “Somos uma distribuidora para o segmento de confeitaria e panificação no Rio e viemos aqui para expor mais a nossa marca e ser a principal escolha do nosso cliente. Acreditamos que o Sirha seja o lugar ideal para isso. Houve uma divulgação para quem é da area e isso é bom para nós. Até agora, o evento está acima da nossa expectativa, tem muitas pessoas buscando nossa marca. Vimos tambem que há muitos estudantes interessados cada vez mais no mundo da patisserie. Isso é ótimo”

Público

Valquíria Correia, microempreendedora “Trabalho com gastronomia e estou adorando o evento. Tem várias oportunidades de negócios, conhecimento e novos produtos. Já fui em algumas outras feiras do segmento e estou achando o Sirha melhor que as outras. Essa é a minha primeira vez no Sirha. Viemos para olhar, comprar e também participar de tudo bem de pertinho.”

Luciana Alves, estudante de gastronomia “Estive no Sirha no ano passado e achei maravilhoso. Este ano, está tudo lindo também. Conheci vários ingredientes e utensílios que ainda não tinha visto. Acho muito legal para nós, estudantes de gastronomia, termos oportunidades de ver de perto tudo o que acontece na nossa área, não tem muitas feiras como esta no Rio. Para mim, o mais emocionante é ver ao vivo os concursos acontecendo, além de grandes chefs dos quais sou fã!”

Sandro Cariello, empresário “Estamos gostando muito do Sirha. Viemos aqui para encontrar produtos e novidades que inovam a nossa produção e facilitam o dia a dia. Temos uma panificadora e geralmente esse tipo de evento é mais voltado para restaurantes, mas, já vi por aqui muitas coisas que podemos usar, direcionadas para o nosso setor. Achamos muito legal, até porque não existem muitas feiras como essa, voltadas para o food service, no Rio de Janeiro. Vindo aqui, tivemos novas ideias, pensamos em abrir um restaurante e implementar algumas novidades por lá.”

Marcello Monge, empresário e pizzaiolo “É a primeira vez que venho ao Sirha e estou achando muito bacana. É interessante que tem muitos produtores do Rio aqui. O mais legal é a varidedade de concursos que acontecem durante toda a feira. Tenho um pequeno negócio, uma pizzaria e creperia. Vim aqui buscando novidades, produtores de insumos e também produtos diferenciados para a nossa loja, e encontrei.”

Vanderlei Silva Santos, microempreendedor “Sou um pequeno produtor, tenho uma pequena fazenda e vim aqui em busca de novidades, novos produtos. Estou achando tudo excelente, mil maravilhas. Estou aqui com meu neto e acredito que vamos encontrar muita coisa que poderemos aproveitar enquanto pequeno negócio e também, claro, fazer novos negócios.”

Patrocinadores

Intellikit (Fernando Reis) “Achei o Sirha este ano muito melhor em termos de espaço e organização. Além disso, mais parceiros nossos como a Thermomix também apostaram no sucesso do evento e estão aqui conosco. Está tudo mais atrativo. Achamos muito importante contribuir para o evento, hoje em dia todo mundo acredita muito mais nessa profissão. Ser chef, hoje, é um sonho possível. Com eventos como o Sirha, a gastronomia ganha muito, cresce no Brasil. Participamos do evento ano passado, este ano e com certeza estaremos novamente no próximo ajudando e colaborando para que mais pessoas possam realizar seus sonhos.”

Ajinomoto (Eliane Kina, chef) “Estamos curtindo muito o evento porque mostramos para os chefs receitas que podem ser feitas com nossos produtos. Estamos felizes também em poder patrocinar o concurso a ajudar a realizar o sonho dos participantes. Nosso objetivo maior aqui realmente é apoiar o concurso. Achamos o público bem selecionado, focado na gastronomia. Notamos também a presença de muitos estudantes, isso é ótimo, eles são o futuro da gastronomia.”

Carpigiani (Roberto Falleti, representante no RJ) “Somos uma produtora italiana de máquinas e queremos aproveitar o Sirha para promover e desenvolver a marca ainda desenvolver parceria com os chefs aqui no Rio. Alem disso, falamos com duas universidades locais que estão interessaradas em colocar nossas máquinas nos cursos. Estamos muito felizes e o evento é muito bom, com certeza vamos continuar participando. Aqui no Rio não tem muitas feiras voltadas para o segmento e por isso é tao importante esse tipo de evento. Para nós é ótimo apoiar o concurso de gelatos e ajudar a desenvolver o interesse pelos sorvetes por aqui.”

Pregel (Tatiane Banks, especialista de marketing) “Somos uma empresa de insumos para gelatos e confeitaria e viemos de Campinas só para participar do Sirha, patrocinando o concurso de gelatos. Queremos expandir o mundo do gelato para o pessoal da gastronomia conhecer mais sobre o assunto. Temos várias palestras sobre, gelatos,piccolé, semifredo, entre outras delícias. Incentivamos o concurso para que o público conheça os talentos do gelato que temos aqui no Brasil. Vemos o Sirha como ponto de referência para aqueles que trabalham ou desejam trabalhar com sorvete ou confeitaria.”

Senac/CNC (Alexandre Sampaio) “Entendemos o Sirha como um evento de expoente máximo da gastronomia brasileira e não poderiamos estar ausentes. Trouxemos presidentes de sindicatos de todo país para conhecer o evento e reunir-se aqui. Trouxemos livros relacionados à gastronomia para nosso estand aqui na feira. Colaboramos também, através do Senac, com uma proposta para o auditório – um ciclo de cinco palestras com temas relacionados ao mercado. Tivemos um feedback maravilhoso de todos, os diretores ficaram bem impressionados e temos alunos nossos participando do Bocuse d’Or, o que é muito legal.”

Sebrae (Fernando Reis, gerente adjunto/Agronegócios) O Sebrae já é parceiro do Sirha desde a primeira edição e trouxemos para cá produtores de diversas partes do país conosco. A gente procura valorizar a cultura local, os produtos e os insumos locais. Nosso espaço na feira é voltado para palestras com pessoas relacionadas ao mercado gastronômico mostrando que é possível harmonizar produtos de diferentes locais do Brasil e vinculando isso ao mercado. E as pessoas adoraram a ideia, estamos tendo uma receptividade muito boa. Para nós o Sirha Rio é um parceiro importantíssimo pela visibilidade que tem e pela possibilidade de contato com os grandes chefs. Já estamos fazendo planos para no ano que vem termos uma atuação ainda melhor no evento.”

Zona Sul (Alexandre Alves, coordenador de mkt) “Estamos aqui para mostrar para o público específico do evento que somos um provedor de insumos para a alta gastronomia. Temos um time de experts que participa de todo o processo de seleção dos produtos. Achamos esta segunda edição do Sirha maior e vimos um grande número de estudantes também. Por isso é muito importante estar aqui, falando com os futuros formadores de opinião e trouxemos especialistas em vários assuntos para participar conosco, em nosso stand. Achamos a amplitude do concurso bem maior também. O evento é exatamente como a gente esperava e acredito que a tendencia agora é crescer cada vez mais e ganhar ainda mais repercussão.

Vista Alegre (Sergio Malacriz, representante) “Estou achando o evento muito bom, notei que tem muitos estudantes e muitos profissionais bem interessados aqui, mas esperávamos encontrar ainda mais profissionais da gastronomia por aqui. Participamos do evento com nossas louças, todos os pratos são servidos na Vista Alegre. Temos também uma linha Chefs Collection, assinada por chefs e nossa intenção é estreitar ainda mais essa relação com eles. Temos uma parceria boa com o Sirha Rio, desde a primeira edição do evento. Queremos continuar a promover a gastronomia e os chefs com o nosso trabalho.”

COMPARTILHAR ESTA PÁGINA: